A Basílica de Santo Eustáquio em Roma
Hoje vamos visitar a encantadora Basílica de Santo Eustáquio, isso mesmo, aquela com uma cabeça de cervo na fachada. Localizada no coração da cidade, a dois passos do Panteão e da Praça Navona, é considerada uma obra-prima da arquitetura.
Considerada como a cidade com as mais belas igrejas do mundo, Roma é certamente o destino ideal para turistas de todo o mundo. Roma é também sede da igreja católica, além de ser o berço do cristianismo. Graças a tudo isso, a cidade lidera e recebe cada vez mais visitantes e peregrinos em busca do turismo espiritual.
A História da Basílica de Santo Eustáquio em Roma
Construída em 1213, a Igreja de Santo Eustáquio era apenas uma pequena capela que abrigava algumas relíquias pertencentes ao povo romano.
Devido ao número crescente de fiéis, no ano de 1532 iniciaram-se as obras para a ampliação da basílica. Como acontece um muitos casos em grandes construções as obras se concluíram somente 105 anos depois, no ano de 1637.
A igreja foi projetada pelo arquiteto italiano Domenico da Cortona .Em 1532 ela foi consagrada pelo arcebispo de Paris, Jean François de Gondi.
No século XIX a igreja passou por outra grande restauração comandada por Victor Baltard; ele reparou o púlpito, o “corpo” do órgão musical, as pinturas e o altar. Ao longo dos séculos passou por muitas reformas e restaurações, transformando-se em uma magnífica construção.
A origem deste lugar de orações e preces, no entanto, certamente está relacionada a vida do general romano, Plácido. Um dia, enquanto comandava suas tropas a mando do imperador Trajano, Plácido deparou-se com um cervo.
Conhecido por suas habilidades com um arco e flecha e exímio caçador, preparou-se para abater o animal, mas, naquele momento, percebeu que existia uma cruz brilhante entre os chifres do animal.
Bastante comovido pelo acontecimento, Plácido e todos os membros de sua família converteram-se imediatamente ao cristianismo. A partir daí, o general adotou para si um outro nome: Eustachion, nome grego que significa “boa sorte”.
Melhor Época para Visitar e Conhecer a Basílica de Santo Eustáquio
É bem difícil dizer qual é a melhor época para visitar e conhecer a Basílica, pois Roma, assim como todos os seus pontos turísticos, são incríveis em qualquer estação do ano.
Contudo, nos meses de março até junho, assim como setembro, outubro e o primeiro semestre de novembro são considerados os melhores devido ao clima ameno da cidade.
O Que Conhecer ao Visitar a Basílica
Apesar de ser classificada como uma basílica menor, a Basílica de Santo Eustáquio em Roma, não perde em nada para as maiores.
A fachada
A fachada já é uma obra de arte incrível, toda no estilo barroco, simboliza toda a sua história, no alto é possível ver uma cabeça de cervo que gera curiosidade, e relembra o acontecimento com o antigo general.
O seu Interior
O interior da basílica surpreende a todos pelo seu variado acervo de obras de artes, uma linda capela, as relíquias de Santo Eustáquio e a linda imagem de Santa Terezinha.
A abóbada da Basílica tem no seu meio, uma representação do Divino Espírito Santo, toda esculpida em folhas e flores em alto relevo, que destacam ainda mais a sua imponência e sofisticação já para os padrões da época.
O famoso arquiteto italiano Nicola Salvi projetou o altar-mora mando então Cardeal Neri Corsini. Totalmente construído em metal dourado e mármore branco, o altar guarda uma urna com todas as relíquias de Santo Eustáquio.
Quase completamente coberta pelo maior órgão do mundo, a parte superior da basílica é um espetáculo a parte. Este foi feito especialmente para a igreja em 1767 pelo construtor austríaco de órgão, Johann Conrad Werle em 1767.
A Casa da Misericórdia
Na basílica há uma estrutura chamada de Casa da Misericórdia, que desde 2016, com apelo do Papa Francisco, passou a receber doações e hoje oferece refeições gratuitas aos necessitados.
Visite a A Basílica de Santo Eustáquio em Roma
Visitar Roma e não conhecer a Basílica de Santo Eustáquio é um verdadeiro pecado. Uma das mais lindas igrejas da cidade, esta recebe milhares de turistas todos os anos e é uma ótima opção para quem busca sossego, passear pela história e alimentar fé.