A Basílica de São Marcos em Veneza
Quem costuma viajar sabe que em todos os destinos existem lugares imperdíveis, aqueles que não podem ficar de fora de nenhum roteiro. A Basílica de São Marcos em Veneza, é certamente um desses lugares surpreendentes, ponto de parada obrigatória do turismo religioso.
Com mais de 1000 anos de história, a Basílica de São Marcos é decerto um ponto de parada obrigatória de todos os visitantes de Veneza. Ao propósito, sua grandiosa beleza é capaz de conquistar a todos, religiosos ou não.
Majestosa em todos os detalhes, a imensa catedral encanta pela magnitude e imponência. Se você gosta de artes vai se surpreender e se não conhece ou não curte muito, certamente mudará de ideia rapidinho. Não acredita? Então acompanhe o texto a seguir!
A História da Basílica de São Marcos em Veneza
A basílica foi construída no ano de 828 com o intuito de abrigar os restos de São Marcos adquirido por mercadores venezianos durante uma viagem a Alexandria no Egito. Desde então, a basílica se tornou a igreja mais famosa de Veneza.
Ao longo dos anos a basílica sofreu diferentes alterações e modificações, tornando-se de fato a catedral da cidade somente em 1807.
Localizada na Piazza San Marco, o centro da vida pública e religiosa da cidade, a Basílica de São Marcos é com toda certeza um exemplo impressionante de arquitetura e abrange influências bizantina, islâmica e da Europa Ocidental.
No interior da basílica encontra-se um Museu com uma coleção de obras de artefascinante. Ao propósito, é possível visualizar o teto e os mosaicos da catedral, incríveis coleções, esculturas originais dos cavalos de São Marcos, um magnífico retábulo bizantino dourado conhecido como Pala D’Oro e muito mais.
Melhor Época para Visitar a Basílica de São Marcos em Veneza
Veneza é um lugar fascinante para visitar em qualquer época do ano. Contudo é preferível visitá-la nos meses mais quentes (primavera e verão) para evitar a “acqua alta”. Se você não quer pegar filas enormes para visitar a basílica e outros pontos turísticos, a melhor época é entre setembro e novembro. Contudo, em relação ao tempo, os meses de abril até junho também são ótimos .
O Que Conhecer ao Visitar a Basílica
Um dos principais cartões postais de Veneza, a Basílica de São Marcos é o monumento mais renomado da cidade, sendo um dos destinos preferidos de todos os turistas.
A basílica conta com uma incrível arquitetura no estilo bizantino, em forma de cruz grega, com uma grande cúpula central e quatro menores, correspondendo os quatro lados da cruz grega já citada.
1- Mosaicos da Basílica
No interior da Basílica você vai encontrar três grandes filas de pilastras, com cinco cúpulas decoradas com mosaico e no centro o altar onde se encontra o corpo de São Marcos.
Os mosaicos são definitivamente um grande espetáculo, feitos por vidro e pó de ouro, datado do século XII e XIII, sendo que alguns deles foram substituídos no século XV e XVIII pelos artistas venezianos Tiziano, Tintoretto, Tiepolo e Veronese e representam a vida e obra de Jesus Cristo.
2- O Chão da Basílica
O chão também é composto por mosaicos que mostram algumas imagens, figuras, agradáveis ornamentos e animais. Apesar de algumas partes estarem cobertas por tapetes por questão de proteção, é possível dá uma olhadinha.
3- Riquezas e Tesouro Paroquial da Basílica
Ao lado direito da entrada fica exposto o tesouro paroquial, que é formado praticamente de tesouros artísticos levados para Veneza após o saque de Constantinopla.
Existem também cálices litúrgicos, peças em mármores, copas e patenas de pedra dura, incluindo trono relicário de São Marcos em mármore, os pilares do dossel decorados com relevo.
4- Pala D’Oro da Basílica
Atração principal da Basílica, localizado atrás do altar principal, é considerada uma obra-prima da ourivesaria e pode ser admirada apenas pagando um ingresso.
Uma fabulosa escultura de mais de dois metros de altura, toda composta de ouro, pedras preciosas, pérolas e esmaltes; sem dúvidas é uma obra prima que vale a pena conhecer.
5- Museu
O Museu de São Marcos é com certeza uma bela atração, lá você terá a oportunidade de admirar a escultura original dos cavalos de São Marcos.
Constituída por quatro peças de bronze dourado, ainda é possível ver de perto os tetos e os mosaicos da construção; no terraço permite contemplar de cima a Praça São Marcos, uma bela vista.
O Monumento mais belo de Veneza
Magnífica e suntuosa, a Basílica de São Marcos em Veneza é um daqueles lugares que inegavelmente impressionam a todos os visitantes. Com mais de 1000 anos de história e muitas transformações, sua arquitetura no estilo bizantino, românico e renascentista faz dessa basílica conquanto o monumento mais belo de Veneza. Independente de crença esse é outrossim um lugar para ser contemplado e admirado em todos os sentidos.