A Praça São Pedro
A Praça São Pedro pode ser considerada uma das praças mais famosas e visitadas no mundo todo. Podendo abrigar milhares de pessoas, é um símbolo do cristianismo e muito visitada por peregrinos que fazem visita ao Vaticano.
Localizada bem em frente à Basílica de São Pedro, no Vaticano, a praça passou a ter características barrocas em sua estrutura, muito diferente do que era antes.
De início a Praça de São Pedro era apenas um imenso espaço retangular com piso de terra. Surpreendentemente não possuia nenhum adorno, escultura ou qualquer outro enfeite a não ser o obelisco e uma fonte.
Atualmente é uma das praças mais lindas do mundo e ainda responsável por abrigar as principais missas e eventos religiosos.
Como foi construída a Praça São Pedro
A Praça de São Pedro foi projetada e construída por Gian Lorenzo Bernini e o seu processo de construção foi extremamente trabalhoso pelo fato das características e dimensões do terreno.
Em 1656 o Papa Alexandre VII encarregou Bernini de aperfeiçoar a praça que estava bem em frente à Basílica de São Pedro impondo uma condição: que os peregrinos deveriam ter a capacidade de entrar e olhar o local em que o papa dá a sua benção.
Assim começou todo o processo de construção da praça, onde o artista Bernini usou a sua criatividade, incluindo conceitos barrocos, com a intenção de unir dois espaços abertos e atender a exigência do Papa Alexandre VII.
A praça foi construída pensando em dar todo um contexto religioso para ela, já que era a porta de entrada para a Basílica de São Pedro.
Bernini realizou a elaboração de seu projeto de modo que se tornasse um espaço sobretudo interativo. A área lateral rodeada de colunas foi pensada para que os peregrinos se sentissem abraçados e conduzidos para o templo.
A área da praça foi criada com a intenção de simbolizar a Igreja Mãe, que abraça e acolhe todos os cristãos fiéis ao evangelho, possuindo 320 metros de profundidade e diâmetro de 240 metros.
Quando visitar
Se você não gosta de multidões, é indicado que você visite a Praça de São Pedro quando o papa não estiver por lá, pois todas as vezes em que ele aparece há sempre uma multidão querendo vê-lo. Por outro lado, se a sua intenção é justamente ver o papa, estes dias são os ideais.
Por ser uma praça localizada perto do Vaticano e considerada até a ‘’porta de entrada do Vaticano’’, é interessante que você inclua ela durante a sua peregrinação. Todo peregrino vai ao Vaticano, então para aproveitar melhor a rota e o dia, faça esse percurso indo à praça e depois Vaticano.
O que ver a Praça São Pedro
A praça São Pedro é um lugar belíssimo, capaz de abrigar mais de 300 mil pessoas, ou seja, muita gente. Além de se impressionar pelo seu imenso tamanho, sendo a maior praça do mundo, é possível admirar as 284 colunas e 88 pilastras que estão ao redor de toda a praça.
No alto dessas colunas estão 140 estátuas religiosas que foram feitas pelos alunos de Bernini, cada uma possui 3,20 metros de altura. Como Bernini era um artista famoso do barroco, o estilo predominante na praça também é esse.
No centro da praça você também pode ver o obelisco central, que possui 40 metros de altura. O obelisco foi levado para Roma durante o reinado do imperador Calígula e colocado na praça no ano de 1585, após ordem do Papa Sisto V. O obelisco é uma obra tão pesada que foram necessários mais de 900 homens para poder levantá-lo.
Na praça também podemos ver duas fontes, uma obra de Bernini e a outra de Maderno. A fonte de Bernini só foi projetada e colocada depois da reformulação da praça. A intenção era que o obelisco fosse adornado por duas fontes, uma de cada lado.
Em suma…
A Praça São Pedro é um símbolo de religiosidade no mundo todo. Milhares de peregrinos sempre decidem passar por ela para conhecê-la e visitar o estado do Vaticano.
Os seus detalhes e obras espalhadas por toda a praça chamam a atenção de qualquer pessoa principalmente por suas dimensões e pela forma em que foram dispostos na praça.