A vida de São Francisco de Assis
Mostraremos aqui a importância para os católicos de São Francisco de Assis. Quem foi este homem que não quis ser sacerdote e ainda criou a Ordem Franciscana. Este é um dos santos mais venerados pela Igreja Católica e que mais possui devotos. Conhecido como o Santo Protetor dos Animais, sua história é marcada pela ausência de riqueza.
Quem foi São Francisco de Assis ?
São Francisco de Assis nasceu na cidade italiana de Assis no ano de 1182. Filho de um comerciante rico, Pedro Bernardone, e Pia, cuja família pertencia à nobreza de Provença, na juventude ele esbanjava dinheiro. Seu batismo ocorreu na antiga catedral de São Rufino sob o nome de João.
Entretanto, quando seu pai voltou da França decidiu trocar o nome do filho para Francisco para prestar homenagem aquela terra.
Logo cedo ele aprendeu com o pai o comércio e demonstrava ter inteligência e bom proveito. Amava música, festas, era um jovem alegre e que possuía muito dinheiro que gastava nos banquetes e noitadas de diversão.
Mas aos 24 anos ele renunciou a esta vida de riqueza e partiu em missão de paz na alegria do Cristo pobre, obediente e casto. Ele trabalhava no campo, fazia pregações e visitava e ainda consolava os doentes. Como tinha grande amor e dedicação aos pássaros e a natureza ficou conhecido como Padroeiro dos Animais.
São Francisco de Assis e a importância para os católicos.
São Francisco de Assis tinha sabedoria e vivia de forma humilde sem negar ajuda a quem precisasse. Ele manifestava seu amor ao Pai com alegria imensa e muitas vezes isso acontecia através de cânticos ardorosos.
Ele conseguiu atrair outros jovens e com isso foi criada uma Ordem de Irmãos que tinha por objetivo viver e pregar o Evangelho. Não se tratava de uma Ordem Clerical, pois São Francisco de Assis não tinha o desejo de ser sacerdote. Os primeiros frades que o acompanharam também não possuíam esse objetivo.
Sua santidade conseguiu angariar muitos discípulos dentre eles Clara, filha do Conde de SassoRosso. Ao ouvir sua pregação ela compreendeu que o que ele indicava era a vida que Deus queria que seguisse.
Assim Francisco acabou por se tornar seu pai espiritual e guia. Foi assim que nasceu a Ordem Segunda dos Franciscanos, a das Clarissas.
Em suma…
São Francisco de Assis teve grande importância para os católicos. Afinal, ele conseguiu mostrar seu amor a Deus renunciando a vida de riqueza, ajudando ao próximo, pregando e vivendo o Evangelho.
Gostou do nosso conteúdo? As informações aqui foram importantes? Deixe seu comentário e compartilhe nossa página nas redes sociais preferidas.