Igreja de santo Agostinho em Roma
A Igreja de Santo Agostinho está na lista de lugares religiosos para se visitar em Roma. Esta igreja possui características únicas, sendo a primeira igreja do período renascentista de Roma.
Diversos peregrinos e amantes de histórias culturais passam por esta basílica para ver as obras que ela abriga e entender mais sobre as peculiaridades arquitetônicas do período renascentista e até mesmo a sua evolução ao decorrer dos anos.
A igreja é próxima da Praça Navona e é dedicada ao Santo Agostinho, por isso ela recebe este nome.
Um pouco da sua história
Santo Agostinho foi um homem dedicado aos conceitos teológicos e filosóficos. Ele possuiu um papel religioso muito importante nos primeiros anos do cristianismo na sociedade.
Conhecido como Agostinho de Hipona por ter sido o bispo de Hipona, uma província de Roma na África, ele era considerado um dos homens religiosos mais importantes e influentes. Isso tudo fez com que as suas obras primas sejam estudadas até os dias atuais.
A Igreja de Santo Agostinho foi construída no ano de 1206 e reformada posteriormente pelo cardeal Guillaume d’Estouteville. O cardeal dizia que aquela igreja era pequena demais perante a sua importância e sobretudo não daria conta para atender a comunidade.
O que ver na Igreja de Santo Agostinho
Existem muitos detalhes para observar dentro e fora da igreja Igreja de Santo Agostinho. Podemos começar pela fachada da basílica, onde há certa simplicidade que gera um contraste maravilhoso com todo o seu interior. Veja abaixo o que você pode ver na igreja:
– “Madonna di Loreto” de Caravaggio
Está é uma das obras mais famosas de Caravaggio, onde Maria está com uma criança nua em seus braços, descalça e ainda está rodeada de camponeses em uma peregrinação. A obra é muito realista e impressiona a todos que olham para ela.
– Altar-Mor
Em toda igreja que vamos temos que com certeza ver e observar os detalhes do altar principal, isso é um fato. O altar principal da igreja foi construído em 1627, por Bernini, um dos mais requisitados artistas italianos.
Nele é possível observar um ícone da Virgem Maria que foi trazido de Constantinopla.
– Teto
O teto da igreja também é algo que podemos ver e inclusive ficarmos maravilhados. O teto foi executado por Giovan Battista Ricci da Novara, retratando o nascimento e batismo de Santo Agostinho.
– Profeta Isaías
Um dos mais importantes afrescos do artista Rafael, essa obra pode ser vista exposta em uma das colunas do corredor central, que inclusive possui outras obras.
– Capela de Santa Mônica
A Capela de Santa Mônica fica localizada ao lado do altar central da igreja. Nela encontram-se os restos mortais de Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho.
– Capela de Santo Agostinho
Lógico que se você foi até a igreja dedicada ao Santo Agostinho, você deve dar uma passadinha em sua capela também. Lá você poderá ver um famoso quadro “S. Agostino tra S. Giovanni Battista e S. Paolo primo eremita”.
– Madonna col Bambino e sant’Anna
Se você for dar uma olhadinha na obra de arte ‘’Profeta Isaías’’, de Rafael, com certeza verá a escultura Madonna col Bambino e sant’Anna, pois ela fica bem abaixo do afresco de Rafael.
Quando visitar a Igreja de Santo Agostinho
Você pode visitar essa igreja quando quiser, já que ela fica aberta todos os dias, das 7h30 às 12h e das 16h às 19h30.
O endereço é, Piazza di Sant’Agostino, 80 Roma
Em resumo…
A igreja de Santo Agostinho é um lugar que realmente vale a pena visitar, afinal, a sua proximidade com outras igrejas e algumas praças bem interessantes enriquecem o passeio. Tudo isso faz com que uma visita à igreja se encaixe perfeitamente na sua programação.