Aeroporto Ciampino
O Aeroporto Ciampino é o segundo aeroporto de Roma, é extremamente importante para o fluxo aéreo do país. Sendo também conhecido como Aeroporto Giovan Battista Pastine, ele foi construído no ano de 1916 e está localizado a 15km de Roma.
Assim que fundado, o Aeroporto Ciampino era o principal aeroporto da cidade de Roma. De acordo com dados do aeroporto, Ciampino era responsável por manter o fluxo anual de em média 2 milhões de passageiros. Porém, sucessivamente a inauguração do Aeroporto Internacional Fiumicino Leonardo Da Vinci foi inaugurado, Ciampino passou a receber principalmente voos charter e executivos.
Vale lembrar que ele também recebe voos domésticos e internacionais. E só para ilustrar, o fluxo de passageiros sobretudo nos últimos anos pulou de 2 milhões para mais de 5 milhões ao ano.
O Ciampino é um aeroporto rico em história, pois no ano de 1944, durante o período da segunda guerra mundial, ele foi capturado pelos aliados e posteriormente passou a ser um dos aeroportos militares dedicado às Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos.
A estrutura do Aeroporto de Roma Ciampino possui 31 balcões para realização de check-in, 1 terminal de embarque e desembarque, caixas eletrônicos, serviços para o turista e muitos outros tipos de lojas e serviços. Com relação ao estacionamento, existem vagas de vários tipos, sendo que a vaga se torna paga após 15 minutos.
Principais destinos e companhias aéreas do Aeroporto de Roma Ciampino
As principais companhias aéreas desse aeroporto são:
– EasyJet
– Ryanair
– Wizz Air
Os principais destinos geralmente são os que possuem algum vínculo religioso como:
– O grande Coliseu de Roma
– Panteão de Roma
– Vittoriano e Piazza Venezia em Roma
– Basílica de Santo Antônio de Pádua
Como chegar ao Aeroporto de Roma Ciampino
Quando chegamos no aeroporto, a primeira coisa que fazemos é tentar descobrir como podemos sair de lá. A mesma coisa acontece quando estamos na cidade e temos que ir embora, sempre bate aquela dúvida de como chegar. Veja a seguir como você pode chegar facilmente a qualquer destino.
– Trem
O trem é o veículo mais barato que você terá a sua disposição. Há um ônibus, que não é gratuito, que liga o aeroporto até a Estação de trem. Esse ônibus costuma sair de 30 em 30 minutos, com percurso de 5 minutos.
– Táxi
Logo na saída do aeroporto você encontrará o ponto oficial de táxi. Todas as corridas para sair ou chegar até Ciampino são tabeladas, sendo que não há cobrança pela sua bagagem; essas cobranças são legais saber para não sofrer uma cobrança indevida.
Você também pode optar por um serviço de transporte como o NCC Roma ( Noleggio Con Conducente Roma/ Aluguel Com Condutor Roma ).
– Ônibus
Se você quer economizar uma grana e prefere ir de ônibus, existem pontos de ônibus bem perto do desembarque internacional. Alguns desses ônibus fazem o percurso de Ciampino para Termini, o que dura em média 40 minutos.
– Transfer
Se você deseja conforto desde a hora em que desembarca, então o ideal é que você contrate um serviço de transfer para te levar até o seu destino final.
Sabe aquelas pessoas que ficam aguardando por alguém no aeroporto com o nome da pessoa escrito? Esse é o serviço de transfer.
– Alugar um carro
O trânsito de Roma é um pouco complicado, pois há ruas exclusivas somente para pedestres e veículos especiais, estacionamentos são caros e o trânsito pode ser bem engarrafado. Mas se você conhece bem como funciona o trânsito da cidade, a ideia de alugar um carro pode ser legal.
Em resumo…
Se você deseja viajar de avião dentro do próprio país, é recomendado sempre procurar voos no Aeroporto de Roma Ciampino, pois ele possui voos low cost, que são os secundários e de custo mais baixo.
Conhecendo os aeroportos e suas características certamente é possível se preparar de uma maneira adequada e programar uma viagem mais confortável e sem muitos imprevistos.