O Juízo Final – Michelangelo
O Juízo Final de Michelangelo é inegavelmente uma das obras de arte mais conhecidas em todo o mundo. Ela se encontra já há séculos em uma das Capelas mais famosas de Roma, que é a Capela Sistina.
Saiba mais sobre a pintura chamada de O Juízo Final
A grande obra de Michelangelo “O Juízo Final” precisou de 4 anos para ser concluída. Ao propósito, é com toda a certeza uma obra grandiosa por conta de seu tamanho. De fato, a mesma chega a medir 13,7 metros de largura e 12,2 de altura.
Michelangelo utilizou toda a parede que está atrás do altar, para descrever em forma de pintura a Segunda Vinda de Cristo.
É o próprio Cristo quem determina se as almas vão para o inferno ou para o céu. Além de Cristo e das almas julgadas, vemos Santos de extrema importância para a Igreja Católica como por exemplo Pedro. Da mesma forma também encontramos Catarina de Alexandria, Lourenço, Bartolomeu, Paulo e João Batista.
No começou, quando a obra começou a ganhar fama, Michelangelo foi muito criticado pelos críticos da Contra-Reforma. Todos chegaram a acusar Michelangelo de não ser sensível quanto ao evento em questão.
Na época da criação, o próprio Concílio de Trento chegou a criar um decreto, para proibir a exposição da obra para os fiéis, por considerar a mesma inadequada, devido ao fato de as pessoas estarem despidas.
Michelangelo utilizou seu dom da arte para questionar o Juízo Final, e foi duramente punido com o decreto que citamos acima.
Detalhes da pintura da Capela Sistina
No centro vemos a figura dominante que é “Cristo-Apolo”, o mesmo está com seu braço direito elevado, movimentando-o de modo circular e em sentido horário, na cena são encontrados mais de duzentos personagens em várias posições e diferentes ângulos.
Existem ainda muitos anjos, alguns eleitos e outros condenados. Vemos a Virgem Maria que aparenta estar amedrontada, na companhia dos Santos Mártires da Igreja.
Essa pintura teve inspiração na leitura da obra toscana Divina Comédia, que provavelmente teria sido o caminho para Michelangelo concluir a obra.
Próximos a Cristo, estão os mártires, São Pedro, Santa Catarina, São Lourenço e São Bartolomeu. De fato, este ultimo nada mais é do que um auto-retrato criado pelo artista.
É possível visualizar as flechas da figura pintadas em preto e branco, ao lado esquerdo encontramos as figuras salvas por Deus, e que em breve estarão em sua presença.
No lado direito temos as figuras condenadas. Nesta imagem o barqueiro Caronte da mitologia grega, é quem irá levar as figuras ao reino de Hades.
Como visitar a Capela Sistina?
Para visitar a Capela Sistina é necessário dispor de tempo, pois a fila para entrar sempre é cheia. O tempo médio é de pelo menos duas horas para chegar até as pinturas.
O ingresso pode ser adquirido no site dos Museus do Vaticano, os horários mais agradáveis são na hora que abre, às 9:00 horas e na hora do almoço.
Conheça de perto o Juízo final com a Roma Peregrina
Em nosso site, você encontra informações úteis sobre roteiros, preços e ingressos de parques e museus. Planeje-se, pois a cidade de Roma possui muitos museus, e nem sempre é possível visitar todos.