O Pantheon em Roma – Panteão
O Pantheon em Roma ( ou Panteão ), graças ao seu incrível estado de conservação acompanhado inegavelmente da sua historia e mistério é considerado uma das atrações prediletas pelos turistas de passagem por Roma.
Todos os anos, milhões de peregrinos e turistas passam pela cidade de Roma com a finalidade conhecer suas igrejas, esculturas, museus e as inúmeras belezas espalhadas pela cidade.
Localizado bem próximo à Praça Navona e a Fontana di Trevi, o Pantheon não que a Basílica de Santa Maria ad Martyres podem proporcionar um passeio ainda mais interessante. Isso mesmo, existe uma basílica dentro do Pantheon, continue lendo para mais informações sobre a basílica.
O Pantheon fica na Piazza della Rotonda uma das principais praças de Roma. Piazza della Rotonda recebe esse nome devido forma geométrica do seu monumento mais importante, o Pantheon. Um tour ao Pantheon nos deixará seguramente maravilhados e sobretudo intrigados com relação a sua construção .
Seu projeto arquitetônico, sua arquitetura, além dos seus detalhes exclusivos são sinônimo de inteligência e beleza.
O que ver no Pantheon
O Pantheon é uma construção tão magnífica que muitos estudantes de arquitetura vão visitá-lo. Além disso para poder analisar as suas estruturas e tentar encontrar explicações de como o teto imenso pode continuar erguido de modo seguro, sem nenhuma sustentação ou danificação.
A arquitetura é extremamente maravilhosa, com detalhes ricos e impressionantes que deixam todos os visitantes maravilhados. Ainda falando da estrutura, é possível ver e inclusive abraçar as colunas da entrada do templo. Diversos turistas do mundo todo registram esse momento para mostrar o quão imensas são essas colunas.
A cúpula também é algo que com certeza você deve ver ao ir no Pantheon. Ela possui uma abertura com aproximadamente 9 metros de diâmetro, fazendo com que durante o dia a iluminação seja intensa. Quando chove, por ser aberta, molha dentro do templo, mas pelo fato do chão ser convexo para um sistema de irrigação, ele seca rápido.
Além disso, você também pode ver o altar do templo, que é extremamente lindo e possui detalhes exclusivos do período em que foi construído.
Um pouco da história do Pantheon e da Basílica
O Pantheon é um dos pontos turísticos obrigatórios para quem vai à Roma, pois ele possui mais de 2000 anos que foi criado e se encontra em perfeito estado de conservação.
Sendo construído no período greco-romano, esse templo se tornou uma espécie de local sagrado para rituais e cultos politeístas, mas depois de muito tempo, a partir do século VII ele se tornou um local para abrigar uma igreja católica.
Dentro da história dessa construção podemos destacar também um grande incêndio que o atingiu. O incêndio aconteceu em 80 depois de Cristo, mas o templo foi restaurado. Porém, por ironia do destino, 30 anos depois um raio caiu nele e causou outro grande incêndio.
Com isso, somente no ano de 125, um imperador chamado Adriano ordenou a reforma. Assim, ele foi restaurado novamente e se encontra no modo em que o vemos hoje.
No ano de 609 o imperador Bizantino Flávio Focas Augusto cedeu o Pantheon ao papa Bonifácio IV. Bonifácio IV consagrou o edifício a Santa Maria e os Mártires. No mesmo ano em seguida oito carregamentos de relíquias foram transportados para o Pantheon.
Essa consagração foi uma escolha extremamente assertiva do papa, pois com isso o edifício histórico não ficaria abandonado e assim seria possível evitar a sua destruição e exploração de forma indevida.
Mesmo com tudo isso não foi possível preservar toda a estrutura que se gostaria, pois houve remoção de muitos materiais valiosos e até mesmo o tempo foi responsável pela destruição de alguns detalhes da construção.
Quando visitar o Pantheon
Você pode visitar o templo durante qualquer dia da semana. De segunda a sábado ele funciona das 9h da manhã até 19h30min da noite. Nos dias de domingo o Panteão abre às 9h da manhã e fecha às 18h da noite; aos feriados o horário é de 9h da manhã às 13h da tarde.
Lembrando que, no dia 01 de janeiro, no dia 01 de maio e dia 25 de dezembro ( Natal ), o Pantheon não abre.
Em suma…
Agora que você sabe um pouco sobre o Panteão e toda a história que ele carrega, acredito que você tenha sentido uma enorme vontade de conhecer a sua estrutura, até mesmo para verificar se é isso tudo mesmo que foi relatado aqui.
Então, você está pensando em viajar para a Itália ? Para a sua peregrinação, a inclusão do Pantheon, essa grande obra arquitetônica, em seus passeios é mais que recomendado . Não se esqueça!