Visitando os Museus Vaticanos
Os maravilhosos Museus Vaticanos estão entre os mais extensos e interessantes complexos de museus do mundo.
Eles estão localizados na cidade do Vaticano, próximo a Basílica de São Pedro, precisamente no endereço, viale Vaticano em Roma. São absolutamente um dos lugares a serem visitados quando em uma a Roma.
Os museus vaticanos foram fundados no século XVI pelo Papa Júlio. Sob a orientação de Juliano de Sangallo e Michelangelo Buonarroti o papa comprou uma estátua encontrada em uma vinha perto de Santa Maria Maior, a estátua de Laocoonte.
A estátua de Laocoonte, o sacerdote que tentou em vão persuadir os troianos a não aceitar o cavalo de madeira oferecido pelos gregos.
Era 1506, quando a estátua “O grupo de Laocoonte”que representava Laocoonte e seus filhos enroscados em uma serpente marinha foi exposta no Vaticano. Contudo, os museus vaticanos foram realmente abertos ao público somente em 1771 a mando do Papa Clemente XIV )
O complexo dos museus vaticanos são formados por vários museus e coleções de arte, são eles:
A Pinacoteca Vaticana, preserva obras datadas entre os séculos XII e XVIII, modelos de argila utilizados por Bernini e dez obras em tapeçaria feitas em Bruxelas a partir de esboços de Rafael;
Museu Pio Clementino, onde estão expostos os exemplares a o Grupo de Laocoonte;
Museu Missionário de Etnologia, se encontram documentadas manifestações religiosas e cultos de outros continentes. É composta principalmente de presentes dados ao Papa;
Museu Gregoriano Egípcio, ao seu interno é presente uma grandiosa coleção de artefatos egípcios. Alias, inclui uma série de estátuas representando deuses antigos e de membros da família real;
Museu Gregoriano etrusco, dispõe de oito galerias e contém inúmeros artefatos vindos de escavações etruscas realizadas no século XIX;
Museu Pio Cristiano, existem preservados, entre outras, relíquias das Catacumbas Romanas e numerosos sarcófagos;
Museu Gregoriano Profano, onde encontram expostas esculturas gregas e romanas e fragmentos do Parthenon em Atenas;
Museu da Biblioteca Apostólica Vaticana, exibe vários testemunhos de arte sacra;
Museu Chiaramonti, abriga várias esculturas romanas;
Capela Sistina, dedicada a Maria Assunta no céu, contém certamente um dos afrescos mais famosos do mundo. Primordialmente realizado por Michelangelo Buonarroti, O juízo Final ( il Giudizio Universale em italiano ).
Conselhos ao visitar os Museus Vaticanos
É praticamente impossível visitar todos os museus Vaticanos em um único dia. Por isso é aconselhável escolher desde o início que os museus e complexos que você deseja visitar.
É também aconselhável comprar antecipadamente as entradas para evitar as longas filas ( É possível comprar as entradas online ).
O bilhete inteiro custa 16 euros, em caso reserva online haverá um acréscimo de 4 euros que dá direito a saltar a fila.
A Entrada para peregrinos custa 8 euros, todavia é necessário fazer a reserva online. Crianças até 6 anos não pagam, portadores de deficiência superior a 74% também, mas é preciso apresentar os certificados. Todas as entradas compreendem Audio-guia em diversas línguas.
Dentro do complexo é possível encontrar diversos serviços como, ar condicionado, guarda-roupa, bar, restaurante, banheiros, primeiros socorros, câmbios e lojas.
O acesso as museus vaticanos é permitido somente aos visitantes vestidos de maneira decorosa.
O complexo fica aberto de segunda à sábado das 09 às 18 ( com último ingresso as 16 ), todos os últimos domingos do mês das 09 às 14 ( com último ingresso as 12.30 ).
Como chegar aos museus vaticanos:
Metro-linha A direção Battistini, estação Ottaviano ou Cipro – ônibus n 49, parada em frente aos museus Vaticanos – ônibus 32, 81, 982, parada Piazza del Risorgimento ônibus 492, 990, parada via Leone IV – Bonde19, parada Piazza del Risorgimento – Pontos de Taxi em frente ao museu